FRANÇA-BRASIL
MIMO FESTIVAL & JAZZ IN MARCIAC: A MÚSICA COMO ELO DE UNIÃO E TROCA ENTRE CULTURAS
Construir pontes em vez de muros: esse é o espírito do Jazz in Marciac e do MIMO Festival para seu reencontro no âmbito da programação da Temporada Cruzada Brasil-França 2025 / Saison Croisée Brésil-France 2025, apoiada pelo Institut Français e pelo Comissariado Brasileiro.
Mais de dez anos após suas últimas colaborações conjuntas, essa nova cooperação permitirá uma troca de boas práticas — e de música da melhor qualidade! De concertos a masterclasses, artistas franceses se apresentarão em Olinda durante o MIMO Festival, enquanto o Jazz in Marciac receberá músicos de referência da cena brasileira.
Dos dois lados, pulsa a mesma criatividade, que encontra sua força e qualidade no amor pela troca multicultural. A arte e a cultura se alimentam da diversidade — e nunca foi tão importante afirmar isso no contexto político em que vivemos.
É por isso que essa Temporada Cruzada Brasil-França representa uma oportunidade preciosa para relançar uma parceria duradoura com ambições claras: compartilhar competências, interligar recursos e estabelecer uma colaboração cultural dedicada aos nossos valores comuns.
Ou, simplesmente: enriquecer-se com as nossas diferenças!
Temporada Cruzada Brasil-França 2025
Lançada por Emmanuel Macron e Luiz Inácio Lula da Silva, a Temporada Cruzada Brasil-França 2025 / Saison Croisée Brésil-France 2025 celebra os 200 anos de relações bilaterais e tem como objetivo fortalecer os laços entre os dois países. Estruturada em torno de três grandes eixos — Clima e Transição Ecológica; Diversidade das Sociedades e Diálogo com a África; Democracia e Estado de Direito —, a iniciativa também busca dinamizar a cooperação em áreas como cultura, economia, pesquisa, educação e esporte, com atenção especial à juventude e aos intercâmbios profissionais.
A Temporada ocorrerá entre abril e setembro de 2025 na França e entre agosto e dezembro do mesmo ano no Brasil.
A realização é coordenada por:
- No Brasil: Instituto Guimarães Rosa, sob a supervisão do Ministério das Relações Exteriores, do Ministério da Cultura, da Embaixada do Brasil na França e do Comissariado Brasileiro, a cargo de Emilio Kalil.
- Na França: Instituto Francês, com o apoio do Ministério da Europa e dos Assuntos Exteriores, do Ministério da Cultura, da Embaixada da França no Brasil e do Comissariado Francês, sob responsabilidade de Anne Louyot.