MIMO

Patrocínios Patrocínios

Notícia

MIMO Festival anuncia cidades e datas da edição de 2017

06/01/2017

Pontapé inicial será dado ainda em janeiro, através de concertos de artistas brasileiros na Escócia

Por Deborah Dumar

Depois do extraordinário sucesso da edição de 2016, o MIMO Festival anuncia as datas e cidades pelas quais passará este ano, de janeiro a novembro, com sua vasta programação. O MIMO iniciará suas atividades de 2017 em Glasgow, Escócia, levando grandes nomes da música brasileira da atualidade para o Showcase Scotland, do Celtic Connections. Eles foram selecionados pela diretora-geral do MIMO, Lu Araújo, e pelo diretor artístico deste importante festival do Reino Unido, Donald Shaw.

Além de Glasgow, o MIMO será apresentado gratuitamente nas cidades históricas de Amarante (Norte de Portugal), de 21 a 23 de julho, Tiradentes e Ouro Preto (MG), de 28 a 30 de setembro, Paraty (RJ) de 6 a 8 de outubro, Rio de Janeiro, entre os dias 10 e 12 de novembro, e Olinda (Pernambuco), de 17 a 19 de novembro.

O convite da direção do Celtic Connections ao MIMO para representar o Brasil muito orgulha a organização do festival, que foi criado há 22 anos. É a primeira vez que um país da América Latina está à frente do Showcase Scotland. O honroso posto foi ocupado anteriormente pela Dinamarca (2005), País de Gales (2007), Suécia (2008), Canadá/Quebec (2009), Noruega (2010), Canadá/ Nova Escócia (2011), Espanha/ Catalunha (2012), Inglaterra (2013), Austrália e Índia (2014), Nova Zelândia (2015) e França (2016).

Além de ser um palco privilegiado para artistas de todos os continentes, o Celtic Connections é um balcão de negócios gigantesco. Com 200 delegados de 35 países, trata-se do maior encontro da comunidade musical do Reino Unido, que proporciona oportunidades para produtores, gestores de espaços culturais, diretores de selos e gravadoras e organizadores de festivais, além dos próprios artistas.

Investindo em cultura – Com recursos próprios e apoio institucional do British Council e do Creative Scotland, o MIMO investe na música popular brasileira no Celtic Connections, promovendo concertos do primeiro time da MPB. Os artistas convidados para o Showcase Scotland 2017, que acontecerá entre os dias 25 e 29 de janeiro, são Baby do Brasil, Roberta Sá, Renata Rosa, Yamandu Costa, Calos Malta & Pife Muderno e Hamilton de Holanda &Baile do Almeidinha.

Eles se apresentarão em espaços nobres de Glasgow – reconhecida como a Cidade da Música pela Unesco, entre outros títulos, como o Royal Concert Hall, o City Halls e St Andrew’s in the Square. A nossa participação neste prestigiado festival reafirma o momento de enorme visibilidade que o MIMO Festival e a cultura brasileira alcançam em âmbito internacional. Estamos prontos para promover uma linda festa da nossa música para o mundo”, afirma Lu Araújo.

A empresária e produtora adverte ainda que a participação do Brasil no festival escocês irá muito além dos concertos do Showcase Scotland. Uma série de atividades foram planejadas para promover e divulgar a cultura brasileira, entre elas a montagem de um estande do MIMO Festival na Feira de Negócios e recepções.

Criado em 2004 por Lu Araújo, o MIMO passou a ter como sócio, a partir de 2013, o empresário Luiz Calainho. Em 2015, mais uma empresa se associou ao festival, a Musickeria, de Calainho, Flávio Pinheiro e Afonso Carvalho. Ainda em 2015, o festival se associou, na Europa, ao empresário cultural português Carlos Bartilotti, para realizar o MIMO Portugal, na cidade de Amarante.

Prestígio e reconhecimento – Coroado pela crítica e o público brasileiro e de Portugal, primeira escala internacional do MIMO, o festival foi visto por mais de 190 mil pessoas em 2016.  Este número se soma ao público superior a um milhão de espectadores, que o festival reuniu desde a sua estreia em Olinda. Foram 24 mil espectadores em Portugal, 95 mil em Olinda, 45 mil no Rio de Janeiro, 26 mil em Paraty, 2.500 no Circuito MIMO Ouro Preto e Tiradentes, totalizando 192.500 espectadores no ano passado.

Na mídia brasileira, o MIMO foi contemplado pelo júri do jornal “O Globo” como um dos dez melhores shows de 2016, ao lado do concerto dos Rolling Stones e da abertura da Olimpíada, do show de 80 anos do compositor Tom Zé (um dos destaques da primeira edição europeia do MIMO, na charmosa cidade de Amarante), do concerto do Guns N’ Roses e do tributo do intérprete português António Zambujo ao compositor Chico Buarque, entre outros.

Os jurados de “O Globo” destacaram a noite de sábado (12 de novembro) da edição carioca do MIMO, que apresentou em dois palcos montados na Praça Paris os encontros de Hamilton de Holanda & João Bosco e Jards Macalé & Otto, a banda paulistana Bixiga 70 e o concerto do ganense Pat Thomas e a sua Kwashibu Area Band.

Indicado a prêmio europeu, MIMO voltará a Portugal

Maior evento gratuito de música instrumental no Brasil, há 14 anos consecutivos, o MIMO Festival ocupa, com excelência, espaços majestosos do patrimônio em cidades históricas, como o interior das igrejas seculares, museus e praças, oferecendo uma experiência singular ao público. Movimenta a economia desses municípios e atrai visitantes de toda parte a esses lugares, ano após ano, estimulando o turismo cultural e incrementando a contratação de mão de obra.

Depois de percorrer o Nordeste, a partir de Olinda, o MIMO se expandiu para o Sudeste do Brasil, a começar por Ouro Preto, em Minas Gerais, e Paraty, na Costa Verde do Estado do Rio, até desembarcar vitoriosamente no Rio de Janeiro em 2015, por ocasião das comemorações dos 450 anos da Cidade Maravilhosa, sendo bastante prestigiado pelo público carioca, que lotou as atividades programadas da Zona Norte à Zona Sul.

Conectado aos principais festivais do mundo e com uma proposta artística inovadora, o MIMO consolidou o seu público, promovendo concertos de nomes consagrados mundialmente e revelando novos talentos que despontam no cenário internacional. A identificação das pessoas com o MIMO é tamanha que nem a chuva forte, que eventualmente desaba em concertos a céu aberto, é capaz de levá-las embora, ninguém sai.

Além dos concertos, o MIMO tem um festival de cinema próprio – a música é a protagonista das produções exibidas pelo Festival MIMO de Cinema – uma importante e bem cuidada Etapa Educativa (voltada para crianças da rede pública de ensino, jovens músicos e instrumentistas em busca de aperfeiçoamento, que participam gratuitamente das oficinas, workshops, masterclasses e MIMO para Iniciantes, ministradas pelos artistas que se exibem a cada ano), as palestras do Fórum de Debates, a concorrida Chuva de Poesia e o edital que busca revelar jovens talentos brasileiros, o Prêmio MIMO Instrumental.

Além-mar – Nos mesmos moldes, o MIMO expandiu suas fronteiras em 2016, ao atravessar o oceano para realizar a sua primeira edição europeia, na charmosa cidade de Amarante, no Norte de Portugal. Arrebatou 24 mil espectadores nos três dias do evento, em cenários magníficos, e contou com o apoio governamental e de respeitadas instituições culturais e de turismo portuguesas.

O MIMO Portugal foi apresentado pelo Turismo do Porto e Norte de Portugal, Comunidade Intermunicipal Tâmega e Sousa e a Câmara Municipal de Amarante, cofinanciado pelo Programa Operacional Regional do Norte, Portugal 2020, Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, tendo como parceiros a República Portuguesa Cultura, DR Cultura e a Fundação Millennium BCP.

Entre os artistas escalados para esta primeira edição do MIMO Festival em terras portuguesas, podemos destacar o encontro de Pat Metheny & Ron Carter e os concertos de Egberto Gismonti, Custódio Castelo e Vieux Farka Touré. A experiência, que recebeu ampla cobertura da mídia europeia, foi tão enriquecedora que o MIMO estará de volta a Amarante entre os dias 21 e 23 de julho e concorre ao Iberian Festival Awards, em sete categorias. Os vencedores serão anunciados em cerimônia no Museu de Arte Contemporânea de Barcelona no próximo dia 16 de março.

Vote aqui.

Programação completa Spotlight Brazil Showcase Scotland

o-melhor-da-cena

 


ver todas as notícias
Skip to content