Diva portuguesa emociona no encerramento do MIMO Paraty
Por Deborah Dumar
Foto: Beto Figueiroa
Teresa Salgueiro, que se tornou célebre no Brasil e no mundo como a voz do Madredeus, encerrou o MIMO Paraty na noite de domingo, levando muitas pessoas às lágrimas com a beleza de seu canto. e as músicas tocantes que selecionou para o concerto, como “Êxodo” e “Haja o que houver”.
Já no meio da tarde, ao fazer a passagem de som ao lado de seu virtuoso grupo, a artista portuguesa atraiu uma centena de admiradores à Praça da Matriz, entre moradores, turistas e o público do festival que seguia para o Forte Defensor Perpétuo, a fim de assistir ao show da jovem intérprete carioca IZA.
Elegantérrima, vestida de branco, com os cabelos curtos e usando acessórios em ouro, a cantora e compositora apresentou músicas do novo álbum solo, “O horizonte” – onde reafirma seu talento como autora de um repertório original e intérprete exuberante.
A soprano selecionou ainda obras de mestres da música portuguesa, como Carlos Paredes, sucessos de Amália Rodrigues e, para deleite da numerosa plateia, alguns temas que gravou com o grupo Madredeus – que integrou da adolescência até o rompimento, em 2007, viajou pelo mundo e vendeu mais de 5 milhões de discos.
O golpe de misericórdia veio através de uma das composições escolhidas para o bis: “Valsinha”, de Chico Buarque, um dos 22 clássicos da música popular brasileira que ela gravou no álbum “Você e eu”, lançado em 2007.
O MIMO Festival segue agora para o Rio de Janeiro e Olinda, com ampla programação, inteiramente gratuita, reunindo concertos de artistas consagrados da música brasileira e universal, além de novos talentos. A edição carioca será realizada entre 10 e 12 de novembro, enquanto na bela cidade pernambucana acontecerá de 17 a 19 de novembro.