MIMO

Patrocínios Patrocínios

Notícia

Noite encantada no Centro Histórico de Paraty

10/10/2017

Deborah Dumar

Foto: Beto Figueiroa

Surfando na acústica da Igreja Matriz de Nossa Senhora dos Remédios, a irreverente e charmosa cantora londrina Ala.Ni foi ovacionada pelo público de Paraty. Acompanhada pelo guitarrista Marvin Dolly, encantou a plateia com as inspiradas música do inspirado álbum de estreia, “You & I” – como “Ol’ fashioned kiss”, ‘Suddenly”, “Darkness at noon” – um cover de Richie Havens (cantor e compositor que abriu o Festival de Woodstock, em 1969, “Run, shaker life”) e a interpretação elegante de “Wichita lineman”, de Jimmy Webb. Pouco antes, a instrumentista Joana Queiroz lançava o concerto solo “Diários de vento”, na bela Igreja de Santa Rita.

À frente do altar, Ala.Ni brincou com a plateia, que se espalhou a sua volta, organizando as frases sugeridas em inglês pelos espectadores para formar uma canção, mas ela impressionou mesmo foi com o alcance de sua voz e a beleza de suas composições.

Revelação no cenário musical europeu, ela trouxe para Paraty o concerto que apresentou com enorme sucesso no MIMO Amarante, em Portugal, no mês de julho, e nas cidades históricas de  Tiradentes e Ouro Preto, no Circuito MIMO, no final de setembro.

Pouco depois, no palco da Praça da Matriz, Baby do Brasil fez a festa com a sua nova banda, entre os guitarristas Frank Solari e Daniel Santiago, do baixista André Gomes, do baterista Jorginho Gomes e do tecladista Dudu Trentin.

A plateia cantou e dançou no embalo de sucessos dos Novos Baianos, como “A menina dança” e “Tinindo trincando”, da carreira solo da artista, com destaque para “Menino do Rio”, de Caetano Veloso, e “Todo dia era dia de índio”, de Jorge Ben Jor, e recriações para sucessos da Bossa Nova e do reggae. O público fez coro para o hit Ben E. King, regravado por John Lennon, “Stand by me”.

O contagiante ritmo da música do Mali foi representado pela imponente figura de Oumou Sangaré. Uma das mais belas vozes da África, a cantora e compositora alcançou reconhecimento internacional com as emocionantes interpretações de suas músicas, nas mais importantes festivais e salas de concerto do mundo, e o ativismo pelos direitos da mulher.

37530052536_47d9e0c21a_o

Oumou Sangaré encantou a plateia do MIMO Paraty

Artista homenageada pelo Womex este ano, a diva se apresentou acompanhada por virtuosos músicos e as duas graciosas backing vocals, Mamounata Guira e Emma Lamadji. Na manhã seguinte, a cantora e bem-sucedida empresária participou do Fórum de Ideias do MIMO para falar da sua experiência como embaixadora da FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura) e dos resultados do combate à prática da cisão feminina e dos casamentos forçados.

 


ver todas as notícias
Skip to content