MIMO

Patrocínios Patrocínios

Notícia

Artistas brasileiros são ovacionados em Glasgow

07/02/2017

Por Rodrigo Souza*

O MIMO Festival cumpriu com louvor o papel de representar o Brasil como parceiro internacional no Showcase Scotland 2017, parte integrante de um dos maiores festivais da Europa, o Celtic Connections. No período de 25 a 29 de janeiro, a música brasileira esteve representada por grandes artistas e através de uma série de encontros, recepções e atividades voltadas para os negócios na área da música.

O festival Celtic Connections 2017 foi realizado entre 19 de janeiro e 5 de fevereiro e contou com a presença de mais de 2.100 artistas de todo o mundo. Foram 18 dias de shows que, somados às palestras, exposições de arte, atividades educativas e uma rica cena internacional de colaborações musicais, totalizaram cerca de 300 eventos. Mais de 20 importantes salas de concertos, teatros, igrejas e diversos centros culturais da cidade de Glasgow – a maior cidade da Escócia e a terceira mais populosa do Reino Unido – se mobilizaram para a realização deste festival.

Aproximando-se da 18ª edição, o Showcase Scotland apresenta ao público internacional, anualmente, a nova safra da música escocesa. O objetivo é garantir performances para artistas escoceses em escala global – criando, assim, público para talentos em início de carreira e levando à plateia cativa nomes ainda pouco conhecidos no exterior.

A cada edição, o Showcase Scotland oferece um “spotlight” aos parceiros internacionais e, em 2017, foi a vez do Brasil, o primeiro país da América Latina a ser representado neste contexto. Nos últimos anos, este honroso posto foi ocupado pela França, Nova Zelândia, Índia e Inglaterra.

A presença do MIMO Festival aqueceu a temperatura do Showcase Scotland, com representantes de peso da música brasileira: as cantoras Baby do Brasil, Roberta Sá e Renata Rosa e os instrumentistas Yamandu Costa, Carlos Malta & Pife Muderno e Hamilton de Holanda & Baile do Almeidinha, que levaram para o inverno europeu o que há de melhor em nosso país, a nossa cultura e alegria. A comitiva brasileira reuniu, em Glasgow, 36 artistas e técnicos e 11 produtores brasileiros e parceiros do MIMO Amarante, em Portugal.

A maratona brasileira começou no dia 25, no Glasgow Royal Concert Hall, uma das mais lindas salas de concertos da cidade, com uma aula ministrada por Carlos Malta e o grupo Pife Muderno, no programa educativo voltado para crianças das escolas locais. O sexteto instrumental faz a leitura contemporânea das tradicionais bandas de pífano do Nordeste brasileiro, através de novos arranjos de clássicos da música brasileira, com pitadas de jazz, rock e outros gêneros. A descontração foi total e mais 2 mil estudantes dançaram ao som de gêneros musicais pouco conhecidos no Reino Unido.

À noite, foi a vez de Carlos Malta e Pife Muderno mostrarem toda a exuberância da nossa música ao grande público que lotou o mesmo Glasgow Royal Concert Hall. No concerto, foram os adultos que se esbaldaram com o ritmo e as melodias do Pife Muderno, embalados pelos virtuosos sopros de Carlos Malta e Andrea Ernest Dias e as percussões de craques como Marcos Suzano, Oscar Bolão, Bernardo Aguiar e Durval Pereira. O grupo foi ovacionado pela plateia local e, durante toda a estada em Glasgow, abordado nos mais diferentes lugares para receber as congratulações dos espectadores, seus mais novos fãs.

O dia 25 também contemplou a cerimônia oficial de abertura do Showcase Scotland, a Civic Reception, realizada no Glasgow City Chambers, com a participação de representantes da Prefeitura de Glasgow, da diretora do British Council da Escócia, Jacqueline Killeen, da ministra da Embaixada do Brasil em Londres, Ana Maria Bierrenbach e da diretora-geral do MIMO Festival, Lu Araújo, que fez questão de frisar a importância da realização do Spotlight Brazil no Celtic Connections, como “uma ação que, para além de promover a cultura brasileira, apresentaria uma nova safra de artistas impregnados de brasilidade e talento”.

Dia 26 foi livre para a turma brasileira conhecer a cidade. Mais tarde, o grupo participou do jantar de confraternização oferecido pelo MIMO Festival no restaurante Las Iguanas.

 

brazilian-reception-tam

Jantar de confraternização com os artistas do Spotlight Brazil 2017 / arquivo interno

Rodada de negócios viabilizou novos concertos

A Trade Fair, feira de negócios anual do Showcase Scotland, abriu a programação do dia 27, no Glasgow Royal Concert Hall. O estande montado pelo MIMO Festival exibiu um recorte da trajetória e da carreira dos artistas participantes para os mais de 200 promotores da comunidade internacional da música, vindos de 35 países.

A rodada de negócios reuniu produtores, agentes, diretores e programadores de importantes festivais e salas de concertos, sendo um momento estratégico para o Brasil, possibilitando a angariação de novos shows, melhorias à notoriedade no mercado internacional dos nossos artistas e oferecendo a oportunidade direta de apresentar os brasileiros a alguns dos melhores players em âmbito mundial, com a finalidade de fecharem novos negócios. Dando um toque brasileiro ao estande, foi oferecida a degustação da apreciada cachaça Magnífica, parceira do MIMO Festival nesta iniciativa.

Um dos melhores momentos do Showcase Scotland 2017 foi a Brazil Reception, realizada no Drygate Brewery – complexo de club e restaurante, dedicado aos amantes da cerveja. A expectativa dos delegados em conhecer um pouco do que foi organizado para aquela tarde era imensa, sentia-se no ar a curiosidade e o interesse no que estaria por vir.

Com o espaço lotado, falaram pelo MIMO Festival a diretora Lu Araújo e, como representante do governo do Brasil, a ministra Ana Maria Bierrenbach, que reforçaram a importância daquele acontecimento para o nosso país na Europa. A ministra da Cultura, Turismo e Assuntos Externos do Governo da Escócia, Fiona Hyslop, reiterou o compromisso do país com o intercâmbio cultural e, ao lado dos diretores do Celtic Connections, Donald Shaw, e do Showcase Scotland, Lisa Whytock, destacou a importância da música brasileira no cenário mundial, a riqueza que essa ampla cultura leva para o mundo, além de enaltecer a escolha do Brasil para sediar o Showcase Scotland 2017 e a construção desta parceria com o MIMO Festival.

Os artistas subiram ao palco para apresentar duas músicas cada. A todo momento, o público se encantava com a mistura de ritmos, batuques e a diferença de estilos “made in Brazil”. A sensação que se tinha da plateia era de incredibilidade diante da perfeição do aclamado violonista Yamandu Costa até o hipnotizante som do bandolim de dez cordas do premiado Hamilton de Holanda. Carlos Malta e Pife Muderno encerraram seu número aclamados, descendo do palco e invadindo a plateia num cortejo.

Baby do Brasil incendiou a plateia, com seu misto de rock-pop-brazuca e a sua forte personalidade artística. As cantoras Renata Rosa e Roberta Sá encantaram o público com a diversidade de estilos e a delicadeza de seus cantos. Não houve uma só exibição que não fosse comentada com entusiasmo e aplaudida de pé pelos convidados do Celtic Connections. Muitas vezes, o público saudou a performance dos artistas no meio da apresentação. Os delegados que foram á Glasgow a convite do festival ficaram em êxtase com os repertórios preparados para a cerimônia oficial do Brasil. Era perceptível também a emoção dos artistas de nosso país e a garra que demonstraram neste importante evento.

Mas a noite estava só começando e o violonista Yamandu Costa faria o primeiro concerto. Lotou a igreja St Andrew’s in the Square e, num tom intimista, com uma acústica deslumbrante, foi recebido com muitos aplausos. Os anjos diziam “amém” ao calor que tomou conta do santuário em pleno inverno escocês. Yamandu fechava os olhos e oferecia ao público o melhor da sua música, representando, em nível muito elevado, este instrumento que já deu ao mundo tantos craques brasileiros.

Público lota shows de Baby do Brasil e Roberta Sá 

Por volta das 19h30, o Drygate Brewery teve lotação esgotada. A plateia assistiu aos concertos sold out de Baby do Brasil e, na sequência, Roberta Sá. O espaço foi milimetricamente disputado por brasileiros que vieram de Edimburgo, Dublin e de outras partes do Reino Unido só para presenciar a performance do Brasil em Glasgow.

Abrindo a noite, Baby do Brasil apresentou um show impecável, com sucessos de sua carreira, como “Brasileirinho”, “Telúrica, “Masculino e feminino”, e hits da Bossa Nova. O público ficou deslumbrado com a qualidade da banda, que trouxe para o festival uma pegada de jazz e blues, com um toque brasileiro. Se existe algo que Baby sabe fazer de melhor é enfeitiçar o público e representar com louvor o nosso país. O Celtic Connections jamais se esquecerá da cantora que, em seu próprio nome, traz registrado o que carrega consigo. Sua excentricidade ficou de lado, dando espaço para uma apresentação inesquecível, digna da personalidade marcante de Baby do Brasil.

Recebida com muito calor pelo público, Roberta Sá também deixou sua marca registrada no Celtic Connections e trouxe para o palco do festival sua sensualidade e todo o swing da sua interpretação. Com sua forte presença, a cantora apresentou o álbum “Delírio”, reforçando o motivo pelo qual foi indicada ao Grammy Latino e por que foi a grande sensação da cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de 2016, encantando o público escocês. O Drygate se transformou num grande salão de dança, fazendo lembrar as melhores rodas de samba do Rio de Janeiro. O repertório deu lugar a novas e antigas canções, como “Samba de um minuto”, “Me erra” e “A vizinha do lado”.

A noite de sábado, dia 28, começou com a belíssima apresentação da cantora Renata Rosa, que lotou o City Halls com uma atuação impecável. Renata fez um show que tocou a alma do público. Vidrada e atenciosa, a plateia parecia não acreditar na combinação mágica de sua linda voz com a performance na rabeca. Outro momento que merece destaque foi o entrosamento da banda, que foi anunciada pela cantora como uma família que se mantém reunida há anos. Uma ciranda foi formada ali e Renata, como todos os outros artistas brasileiros, deixou o palco ovacionada.

Por sua vez, Roberta Sá participou do show dedicado aos talentos femininos da cena musical contemporânea, “Roaming Roots Revue 2017: The women of song”, mostrando uma versão cheia de balanço do sucesso de Amy Winehouse, “You know I’m no good”. Este concerto contou com a participação de várias artistas escocesas, interpretando canções famosas de outros grandes nomes da música mundial, como Björk, Annie Lennox, Tracy Chapman e PJ Harvey.

A pegada brasileira tirou o público do lugar e arrancou aplausos e gritos no lotado auditório principal do Glasgow Concert Hall. Simultaneamente, em outra sala do Glasgow Concert Hall, Yamandu Costa era um dos convidados da noite dedicada às cordas, a “World’s strings”, e, mais uma vez, fez uma apresentação irrepreensível!

A participação do Brasil no Celtic Connections/ Showcase Scotland, acabou ao melhor estilo brasileiro, em festa e com chave de ouro. Hamilton de Holanda e a banda Magnífica incendiaram o lindo espaço Old Fruitmarket, com o seu famoso Baile do Almeidinha. Mais uma vez com a lotação esgotada, a apresentação fez o público delirar a cada música e, num esforço admirável, acompanhar com o corpo a incrível seleção de sucessos apresentados pelos virtuosos músicos. Ao final, a banda desceu do palco, ganhou o salão e transformou o local num verdadeiro carnaval, para a loucura do público, que pedia insistentemente outros números musicais. Muitos falavam que jamais viram nada igual nos 26 anos do Celtic Connections.

O MIMO Festival promoveu mais uma de suas experiências, confirmando a razão de ter se consagrado não apenas como um festival, mas como plataforma de cultura, educação e patrimônio. Realizamos, assim, mais uma etapa internacional, em um processo que durou três anos, entre negociações e a sua realização. Durante a construção do Spotlight Brazil, dentro do Showcase Scotland 2017, estivemos em contato direto e em negociações com um conjunto de importantes entidades e instituições do Reino Unido. Foi para nós também um grande aprendizado!

Estamos certos de ter fortalecido as relações de negócios com agentes musicais de todas as partes do mundo e elevado ainda mais o padrão musical do excelente festival escocês. Fortalecemos a nossa já sólida marca como um produto de exportação brasileiro de alto nível. A pauta principal entre os delegados foi a qualidade dos artistas brasileiros que estiveram presentes e os memoráveis concertos que realizaram.

Construímos um capítulo singular e memorável, registrado nas principais salas de Glasgow e, o melhor, onde o personagem principal foi o Brasil e o que há de melhor em nossa cena musical, representado e patrocinado pelo MIMO Festival. Estamos orgulhosos de ter levado adiante os nossos sonhos e a cultura do Brasil.

Obrigada aos artistas que participaram conosco de mais este desafio! Muito obrigada ao Celtic Connections, ao Showcase Scotland, ao British Council, ao Creative Scotland, à Embaixada do Brasil em Londres, à Cachaça Magnífica e aos nossos patrocinadores no Brasil e em Portugal. Obrigado, Escócia, foi um prazer enorme conviver com a sua cultura e o seu povo, e até breve!

Para mais informações: celticconnections.com

*Rodrigo Souza é gerente de marketing do MIMO Festival


ver todas as notícias
Skip to content