Vai ser dada a largada. Confira algumas das atrações do MIMO 2016
Por Deborah Dumar
Fotos: Divulgação
Dentro de poucos dias, o público brasileiro terá a oportunidade de assistir gratuitamente aos concertos dos maiores nomes da música nacional e do exterior na atualidade, que serão realizados pelo MIMO Festival.
As primeiras apresentações da 13ª edição do festival terão início em outubro, entre os dias 7 e 9, no Circuito MIMO, nas cidades históricas de Tiradentes e Ouro Preto, a que se seguirão Paraty (14 a 16 de outubro), Rio de Janeiro e Olinda (em novembro).
O contagiante som da banda paulistana Bixiga 70, o magistral duo de jazz da França, formado pelo pianista Jacky Terrason e o trompetista Stéphane Belmondo, o tributo de Antônio Nóbrega ao imortal Ariano Suassuna, a estreia no Brasil da banda Sons of Kemet – a mais nova sensação do jazz na Inglaterra – e o jovem e aclamado harpista de jazz Edmar Castañeda (Colômbia) estão entre as atrações já confirmadas para o MIMO 2016.
Outros destaques são os virtuosos pianistas portugueses Mário Laginha e Pedro Burmester, o original grupo ucraniano DakhaBrakha, formado há 12 anos por estudantes de teatro de Kiev, as divas Elza Soares e Totó de la Momposina (Colômbia), o legítimo representante do highlife Pat Thomas e a sua Kwashibu AreaBand (Gana) – gênero precursor do afrobeat – o rapper Emicida, no espetáculo que terá a participação especial de Wilson das Neves, o astro do mbalax do Senegal, Cheikh Lô, que está comemorando 40 anos de carreira com uma turnê internacional, o prestigiado artista cabo-verdiano Mário Lúcio.
Hamilton de Holanda e o celebrado Baile do Almeidinha, o bem-sucedido projeto Ccoma, de Caxias do Sul, a música popular de câmara de Ricardo Herz e Samuca do Acordeon e a jovem e aplaudida Orquestra Sinfônica Cesgranrio e a cantora Fortuna abrilhantam esta edição.
Recém-criado, o Ana de Oliveira Quarteto integrará a Etapa Educativa do festival, ministrando a aula-espetáculo do MIMO para Iniciantes, com obras de grandes compositores – Villa-Lobos e Guerra-Peixe, entre eles – para quarteto de cordas .
Os artistas vencedores do Prêmio MIMO Instrumental também fazem parte da programação oficial: Vinícius Muniz, Guanduo, Messias Britto e DoContra se apresentarão, respectivamente, em Tiradentes, Ouro Preto, Paraty e Rio de Janeiro.
Afirmando-se como uma experiência multicultural, inovadora e já tendo sido prestigiado por um público superior a 1 milhão de espectadores, o MIMO Festival promoverá este ano mais de 50 concertos, em espaços do patrimônio público, como igrejas e praças, além de teatros e centros culturais, exibirá 27 filmes inéditos em circuito comercial, que compõem a programação do Festival MIMO de Cinema, workshop e palestras do Fórum de Ideias e a Chuva de Poesia.
Saiba quando e em que cidades estes artistas se apresentarão no MIMO para se programar
Edmar Castañeda – 7/10 em Tiradentes e 8/10 em Ouro Preto
Orquestra Sinfônica Cesgranrio – 7/10 em Tiradentes e 9/10 em Ouro Preto
Vinícius Muniz – 8/10 em Tiradentes (Artista Prêmio MIMO Instrumental)
Fortuna – 8/10 em Tiradentes e 13/11 no Rio de Janeiro
Guanduo – 8/10 em Ouro Preto (Artista Prêmio MIMO Instrumental)
Dakhabrakha – 8/10 em Ouro Preto e 14/10 em Paraty
Ana de Oliveira Quarteto – 14/10 em Paraty
Emicida (com participação especial de Wilson das Neves) – 14/10 em Paraty
Mário Lúcio – dia 15/10 em Paraty
Ricardo Herz e Samuca do Acordeon – 15/10 em Paraty
Elza Soares –15/10 em Paraty
Cheikh Lô – 15/10 em Paraty
Messias Britto – 16/10 em Paraty (Artista Prêmio MIMO Instrumental)
Ccoma – dia 16/10 em Paraty e 13/11 no Rio de Janeiro
Hamilton de Holanda e O Baile do Almeidinha – 16/10 em Paraty
Antônio Nóbrega – 11/11 no Rio de Janeiro
Mário Laginha & Pedro Burmester – 11/11 no Rio de Janeiro e 18/11 em Olinda
Totó La Momposina – 11/11 no Rio de Janeiro e 19/11 em Olinda
Bixiga 70 – 12/11 no Rio de Janeiro e 20/11 em Olinda
Pat Thomas & Kwashibu Area Band – 12/11 no Rio de Janeiro e 18/11 em Olinda
Jacky Terrason & Stéphane Belmondo – 13/11 no Rio de Janeiro
Sons of Kemet – 18/11 em Olinda