Ouro Preto e Tiradentes dão o pontapé inicial ao MIMO com atrações imperdíveis
Por Deborah Dumar
Por sua história e preservação de seu belo patrimônio, Minas Gerais foi o primeiro Estado da Região Sudeste a entrar no roteiro do MIMO. Desde 2012, Ouro Preto, que tem vasto acervo do barroco brasileiro e igrejas ricamente decoradas, é contemplada todo ano com atividades da programação do MIMO.
O festival conquistou expressivo sucesso de público em todas as edições e recebeu grandes atrações do Brasil e do exterior, como Gilberto Gil, Madredeus, Toninho Horta e Ibrahim Maalouf. Tiradentes, berço do mártir da Inconfidência, foi escolhida para incorporar-se ao MIMO em 2014 e, desde então, integra o calendário oficial da cidade. Entre outras atrações, ali se apresentaram mestres como João Donato, Gilberto Gil e a Coutto Orchestra.
Entre os dias 7 e 9 de outubro, o Circuito MIMO apresenta nomes de destaque no panorama internacional da música, em grandes concertos nas duas cidades históricas mineiras. Entre eles, está o jovem harpista colombiano, radicado em Nova York, Edmar Castañeda, carismático e exímio instrumentista, celebrado por alguns dos maiores músicos do mundo, que deu à harpa um lugar de destaque no universo do jazz na atualidade.
Outra atração imperdível é o grupo vanguardista da Ucrânia, DakhaBrakha, que faz a sua estreia no Brasil, no MIMO Festival. Formado por ex-alunos de teatro de Kiev, que revestiram de modernidade a música de seus ancestrais com enorme sucesso, vêm conquistando as plateias do mundo nos mais importantes festivais.
A Orquestra Sinfônica Cesgranrio, o novo espetáculo da cantora Fortuna e os jovens artistas selecionados no Prêmio MIMO Instrumental 2016 complementam a especial programação do Circuito MIMO em Minas Gerais.
Confira a programação completa em:
MIMO Circuito Tiradentes – 7 e 8 de outubro
MIMO Circuito Ouro Preto – 8 e 9 de outubro