MIMO

Patrocínios Patrocínios

DON LETTS

Londrino e filho de jamaicanos, nascido em 1956, Don Letts é músico, DJ e diretor de cinema, que ganhou notoriedade ao receber o Grammy de 2003 pelo documentário “The Clash: Westway to the world” (2000), sobre a banda punk rock britânica. Na cena musical do Reino Unido, fez seu nome unindo o punk ao reggae, influenciando The Clash e outras bandas.

Sua reputação se estabeleceu firmemente no mundo do cinema e da música por um conjunto vultoso de trabalhos a partir de meados dos anos 1970. Gerente da loja Acme Attractions, frequentada por amantes da moda, bombardeava a clientela com dub reggae todo santo dia. O point atraía os músicos do Clash, Sex Pistols, Chrissie Hinde, Patti Smith, Debbie Harry e …. Bob Marley!, ídolo jamaicano de quem conseguiu se aproximar,  depois de um show em Hammersmith, e conversar durante uma noite.

Como disc-jockey, Don Letts iniciou sua trajetória de sucesso ao ser levado pelo produtor Andy Czezowski para a recém-aberta boate Roxy, em Convent Garden, um dos primeiros clubes da cena punk londrina. Como naquela época não havia muitos registros punk gravados, Letts animava a pista usando o dub e o reggae em seus sets. 

Noite de gala – O espaço era pequeno, dividido em dois níveis e, em dezembro de 1976, Czezowski e os sócios decidiram investir no aluguel de equipamentos e no estoque de bebidas para promoverem três shows – Generation X, Heartbreakers e Siouxsie and the Banshees. No entanto, a abertura de gala se deu mesmo com The Clash and The Heartbreakers, no dia 1º de janeiro de 1977 (apresentação filmada por Julien Temple e exibida anos depois pela BBC como “The Clash: New Year’s Day ’77”). 

 O nightclub bombou e o DJ da casa teve papel fundamental em encorajar os punk rockers a abraçarem o reggae. O Roxy era tão badalado que virou disco do selo Harvest Records, da Capitol, “Live at the Roxy WC2”, e atingiu o top 20 no UK Albums Chart.

Produção de peso – Em 1978, Letts fez o documentário “The punk rock movie” – estrelado por Sid Vicious, John Lydon e Soo Catwoman – além de ter gravado um EP, “Steel Leg v the Electric Dread”. A partir daí, dirigiu mais de 300 videoclipes para artistas variados, de Public Image a Bob Marley.

Com a demissão em 1983 do guitarrista e vocalista do Clash, Mick Jones, participou com ele da banda de pop rock Big Audio Dynamite, como sampler e cinegrafista até 1990, quando criou o Screaming Target. Lançou a autobiografia “Culture Clash: Dread meets punk rockers” (2007) e passou a apresentar um programa semanal na BBC Radio 6 Music, em abril de 2009.

Uma das atrações da primeira edição do MIMO Festival na cidade do Porto (Portugal), no ano passado,  Don Letts recebeu em 2013 o prêmio Basca Gold Badge of Merit, por sua contribuição à música britânica e, em 2022, o doutorado honorário da Universidade de Nottingham.

DON LETTS
Skip to content