O MIMO tem cara nova!

Por Luiza Mano
Pensamos em formas de estarmos próximos de vocês e por isso decidimos partilhar um pouco do processo de elaboração da nossa nova identidade visual, que traz a nossa essência, leveza, musicalidade e energia, rodeada de pensamento positivo, para encararmos esta situação, e seguirmos em frente até nos podermos reencontrar.
Como um verdadeiro mergulho no que nos representa, a identidade visual de 2020 é uma moldura à altura da força do nosso Festival. Procurávamos algo novo, com suavidade, delicadeza e, ao mesmo tempo, potente. Um novo rosto para o MIMO que já conhecemos, que trouxesse uma lufada de ar fresco e uma grande liberdade para criar.
Para esta missão, chamamos Leonardo Froes, diretor artístico e designer com 20 anos de experiência, para ser nosso parceiro neste desafio, abraçando o festival com o mesmo amor e respeito que nós temos.
“Quando recebemos o briefing para criação da Identidade Visual do Mimo Festival 2020, dois pedidos foram explícitos e nortearam o processo criativo.
O primeiro deles pedia um distanciamento das identidades anteriores – em geral escuras – e o outro era para evitarmos o uso de recorte fotográfico nos artistas representados nas artes.
Então, já no início do processo de concepção visual, pensamos em uma paleta de cores claras e pouco saturadas como base para as artes. Também definimos que iríamos fazer uso de elementos gráficos que interferissem nas fotografias, possibilitando a criação de molduras, interação e padronização visual, independentemente do estilo das imagens que iríamos receber. Isto nos permitiria criar um sistema integrado e funcional para os – tão – diferentes materiais gráficos.
Nos pareceu natural e lógico para estes elementos gráficos, desmembrar e experimentar com partes do logotipo Mimo. Dinâmico e supermusical, com certeza transportaria para as imagens o a força e a identidade características do Festival. Assim passamos pela definição da tipografia e de alguns “temperos gráficos” – como gosto de chamar.
O resultado agradou-nos imensamente, e com o sistema de cores e elementos finalizados e aprovados, conseguimos exatamente o resultado que buscávamos – um sistema criativo com personalidade, conciso e principalmente funcional e factível.
Estamos ansiosos para ver o resultado e as peças espalhadas por aí. ;)”
Agora, com novas cores, nova marca e novos elementos, estamos prontos para continuar com a nossa grande festa de cultura – seja presencial ou virtual, espalhando arte, amor e muita música.