MIMO Festival

O MIMO Festival Amarante é a primeira edição europeia do aclamado festival brasileiro de música e que acontece desde 2016 na cidade de Amarante, distrito do Porto, região Norte de Portugal.

O festival tem entrada gratuita e mantém a mesma filosofia que inspirou a sua criação no Brasil:  o seu cartaz associa a música ao património e à educação e é repleto de estilos musicais. O MIMO convida desde artistas com uma sólida carreira musical até aos melhores novos talentos alternativos dos quatro cantos do mundo.

Apesar de apresentar artistas semelhantes às edições no Brasil, o festival português opta por um ambiente mais intimista, ocupando a cidade que remonta ao Império Romano. Localizada a cerca de 45 minutos do Porto, Amarante é um pequeno refúgio, sem a confusão das grandes cidades nem a pacatez das aldeias do interior. Um perfeito equilíbrio entre modernidade e tradição. Há vários motivos que fazem deste local um destino a não perder!

A programação do MIMO é composta por concertos, filmes, workshops, palestras, exposições de arte e eventos de poesia. Durante a sua realização toda a cidade se transforma em cenário. Nas margens do Rio Tâmega, no Parque Ribeirinho é montado o palco principal e uma grande variedade de música é promovida em vários palcos mais pequenos no Museu Amadeo de Souza-Cardoso, nas Igrejas de São Gonçalo e São Pedro.

Acumulando cinquenta edições e mais de um milhão e oitocentas mil pessoas de público, no decorrer dos 17 anos desde o seu primeiro evento na cidade de Olinda,  o MIMO Festival ergueu-se como um dos festivais mais celebrados no Brasil. Esteve presente em Olinda, Recife, João Pessoa, Ouro Preto, Paraty, Tiradentes, Rio de Janeiro e São Paulo e representou o Brasil no festival Celtic Connections, em Glasgow, na Escócia, assinando a curadoria do Showcase Scotland, em 2017.

O MIMO foi vencedor do Iberian Festival Awards, na categoria de  “Melhor Infraestrutura de Festivais em Portugal”, em 2017 e 2018. No ano de 2020 o MIMO Festival voltou a estar nomeado  nas categorias de Melhor Infraestrutura e Melhor Festival Lusófono e Hispânico. e A edição brasileira, venceu nas categorias “Cenografia” e “Comunicação Visual”, em 2017 e 2018, nos Brasil Design Awards.

O MIMO é uma grande festa de arte e cultura!