Ialodê Charmite desperta a magia das histórias

Professora de educação infantil, Ialodê Charmite reproduz há alguns anos a arte griot de contar histórias e disseminar conhecimentos africanos. Convidada a participar da mais recente edição da Bienal do Livro, no Rio de Janeiro, ela se utiliza com frequência do YouTube e das redes sociais para divulgar seu trabalho, para adultos e crianças, seja homenageando um grande nome da literatura, a exemplo de Conceição Evaristo, ou para ensinar os passos do coco, da ciranda, do jongo e do frevo.

“O despertar da magia das histórias” foi o tema que a contadora de histórias escolheu para apresentar no MIMO Para Crianças. Trata-se de uma aventura, em que a menina Ya, inconformada com a tristeza no olhar de seus pares, resolve sair pelo mundo em busca de uma grande magia, capaz de reacender o brilho nos olhos de todos. 

Ela conhece três animais, dois não lhe dão a devida atenção, porém o terceiro a surpreende com o intuito de ajudá-la e a leva ao encontro de duas grandes rainhas elementares, que, comovidas com o intuito da menina, a presenteiam com dois elementos mágicos. Ao retornar para a sua comunidade, a menina desperta a grande magia: a arte griot de contar histórias.

Locais e Horários

  • 15/01/2022 - 12:00h ❘ Centro Cultural Parque das Ruínas (SANTA TERESA)
Ialodê Charmite desperta a magia das histórias