MIMO

Patrocínios Patrocínios

GILSONS Brasil

Desde que nasceram, foram embalados pelo melhor da MPB e o dom da música está no DNA deles, filho e netos de Gilberto Gil, respectivamente José Gil, Francisco Gil e João Gil. O nome do grupo lançado em 2018 evidentemente faz referência ao sobrenome da família e foi sugerido por Preta Gil.

O álbum de estreia recebeu o título de “Pra gente acordar” (2022), que expressa a vocação do grupo de espalhar uma mensagem de confiança numa nova manhã e celebrar o que suas canções transmitem, como o amor, a luz, os encontros e também os desencontros. 

Além dos maiores autores da MPB como Gil, Caetano Veloso, Chico Buarque e Jorge Benjor, suas principais referências são os Novos Baianos, Paralamas do Sucesso, Olodum, Timbalada e outros blocos da Bahia, um leque bem variado das músicas que cresceram ouvindo. Porém, é bom que se diga que os Gilsons reproduzem esses sons de maneira mais contemporânea, leve e com roupagem autoral. O repertório traz samba, afoxé, rap, funk e pop com tempero eletrônico.

Os três cantam e a produção musical leva a assinatura de José Gil. Eles já têm seus próprios hits, a exemplo de “Várias queixas” (nome do primeiro EP da banda, que rapidamente ultrapassou os 30 milhões de plays no Spotify) e “Devagarinho”. Antes de o álbum chegar às plataformas, o trio lançou os singles e clipes de “Duas cidades” e “Proposta”.  

O disco “Pra gente acordar” foi indicado ao Grammy Latino de 2022, na categoria de melhor álbum de pop contemporâneo em língua portuguesa, ao “Prêmio Multishow” de álbum do ano e foi finalista do Prêmio Faz Diferença, do jornal “O Globo” concorrendo com Alaíde Costa e o Skank, na categoria Música. 

Agenda cheia – A carreira dos Gilsons vai de vento em popa. Além de participarem da edição 2023 do MIMO Brasil, eles estiveram na recente edição do Lollapalooza, no Autódromo de Interlagos, no Palco Sunset do Rock in Rio do ano passado, e figuram entre as atrações da reabertura do Noites Cariocas, no Morro da Urca.

Os músicos já se apresentaram em diferentes pontos do país, a exemplo de Brasília, Curitiba, Florianópolis, Belo Horizonte, Natal, Recife, Fortaleza, Teresina, nos réveillons de Fernando de Noronha e Praia dos Carneiros (Pernambuco), Barra Grande do Piauí, São Miguel dos Milagres (Alagoas), no Festival de Verão de Salvador, entre outras cidades. Sem falar das viagens pelo mundo com o concerto “Nós, a gente – Gilberto Gil e família”, de que fazem parte como músicos.

GILSONS
Skip to content