Património cultural da Bahia e primeiro bloco afro do Brasil, os Ilê Aiyê vêm a Portugal no âmbito da turné comemorativa de seus 50 anos.
Fundado no bairro da Liberdade, em Salvador, como bloco exclusivo para pessoas negras (em resposta ao racismo que as afastava do circuito oficial do Carnaval da Bahia), teve os Black Power e os Panteras Negras - movimentos pelos direitos civis e o antirracismo nos Estados Unidos – como principais inspirações.
Polo da comunidade, promove a consciencialização sobre justiça social, a valorização das raízes africanas e é fonte de inspiração para grandes nomes da música brasileira, com sucessos nas vozes de Caetano Veloso, Daniela Mercury, Gilberto Gil ou Margareth Menezes.
Para capacitar as novas gerações, fundou uma escola comunitária e outra de percussão, inaugurou o seu próprio Centro Cultural, onde realiza oficinas de dança, canto e literatura.
Reconhecido mundialmente em função de seu ritmo, dança e cores, o primeiro bloco afro do Brasil encanta o público com seu samba afro único e contagiante e seus concertos vibrantes.