Marcelo D2 atua no MIMO Amarante
Apresenta o novo trabalho IBORU
Do Brasil, do Rio de Janeiro, Marcelo D2 inicia a sua tour europeia, agora com o elogiado álbum “IBORU”, no MIMO Amarante. Um disco prodigioso que tem a ambição artística de fazer uma “Revolução no rap, revolução no rock, revolução no samba!” mas também a vontade política de mudança e combate ao bolsonarismo. É o seu 9º trabalho de originais.
O artista, um dos mais respeitados nomes da cena pop brasileira, continua fiel a ele próprio, explorando novas possibilidades sonoras e consolidando experiências musicais. Após três décadas de uma carreira profícua e marcada pela busca da inovação, o artista volta-se para a própria história misturando, pela primeira vez, os graves do 808 com a cadência e a formação clássica do samba no terreiro. Neste “novo samba tradicional” de Marcelo D2, cavaquinho, coro, percussão e metais dialogam harmoniosamente com os samples e beats do hip-hop.
O disco traz também composições de nomes de diferentes gerações do samba brasileiro, incluindo Moacyr Luz, Diogo Nogueira, Zeca Pagodinho e Xande de Pilares. O trabalho conjunto com o historiador e escritor Luiz Antonio Simas, em duas músicas, evidencia a busca de D2 por aprofundar suas raízes na cultura popular brasileira.
A paixão de Marcelo D2 pela arte não se limita apenas à música. Ele também demonstra um olhar apurado e sensibilidade ímpar no cinema. A sua mais recente incursão no mundo do cinema acompanhou o lançamento de “IBORU” em 2023. O filme, também roteirizado e dirigido por ele, não apenas complementa o álbum, mas apresenta uma visão única de como as raízes do samba, a partir de 3 personagens fundadores do gênero, seguem contemporâneas 100 anos depois.